Instalando o GIT via Terminal no Linux e via instalador no Windows e MAC.

Você já precisou "versionar" seu sistema ou trabalhar com um projeto em equipe? Não é ruim quando você passa horas desenvolvendo para depois perde tudo num arquivo corrompido ou com a mudança de idéia do cliente? Pois bem, vamos te ajudar.

Autor: André Rodrigues

940

CONTEÚDO

Olá amigos, tudo bem?

Antes de começar a instalar o GIT, devemos nos perguntar: O que é ele?

Pois bem, o GIT é um sistema de controle de versão distribuído, de código fonte aberto e criado pelo nosso amigo da vizinhança o Homem Arranha Linus Torvalds (Perfil do Linus no GitHub). Essa explicação não pareceu muito boa correto? De forma simples (e errada) o GIT tem algumas funções as quais vou destacar 2 que são:

  • Versionar seu sistema. Já ocorreu de você fazer alguma alteração e, depois de alguns dias, o cliente pedir para voltar essa alteração? E ai? Como fazer? Com o GIT você simplesmente volta para a versão desejada e um abraço!
  • Quando você trabaha em equipe é normal um desenvolvedor acabar apagando algo que o outro fez por estar editando o mesmo arquivo ao mesmo tempo. Com o GIT, isso não é possível, já que ele não permite subir uma alteração se você não tiver a última versão do projeto.

Bem, depois dessa explicação, vamos colocar a mão na massa. Primeiro, qual OS você usa? Se for MAC ou Windows, basta fazer o download da versão correta para seu sistema no site do GIT clicando aqui.

Se você usa Linux baseado no Debian e/ou com o gerenciador de pacotes apt-get, abra seu Terminal (ctrl+alt+t) e execute:

Terminal
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
sudo apt-get install git

Pronto pequeno Padawan! Agora seu git está funcionando a todo o vapor.

Quer aprender tudo sobre o GIT? Clique aqui e veja todos os artigos.

AGUARDE
CARREGANDO SITE