Evitando que sua conexão SSH desconecte depois de um tempo inativa no Linux e no MAC

Você que usa o SSH para acessar um servidor remoto certamente já passou raiva depois da sua conexão desconectar após alguns minutos inativa correto? Neste artigo iremos resolver esse "problema"

Autor: André Rodrigues

Tags:

#linux #mac
5093

CONTEÚDO

Olá amigos, tudo bem?

Antes de começar esse artigo eu lhe pergunto: Você sabe porque o servidor te desconecta?

Pois bem, isso ocorre para manter a segurança do seu servidor, imagina você sair do seu computador e esquecer o SSH conectado no servidor de produção? Nem preciso falar da dor de cabeça que isso pode te dar.

Depois desse alerta, vamos lá, existe 2 formas de fazer isso, uma é pelo servidor ao qual você está se conectando e a outra é direto pelo seu computador (cliente).

VIA SERVIDOR

Para evitar o desconecte pelo servidor, basta acessá-lo via SSH (Você pode aprender a se conectar via SSH vendo esse artigo), abrir o arquivo /etc/ssh/sshd_config e editar/adicionar a variável ClientAliveInterval.

Para abrir o arquivo vamos usar o nano.

Terminal
sudo nano /etc/ssh/sshd_config

Com o arquivo aberto, procure pela variável ClientAliveInterval com o atalho Control+W, se ela estiver comentada (#), remova o comentário, caso não encontre ela, basta cria-lá e colocar o valor que deseja em segudos como no exemplo:

Terminal
ClientAliveInterval 60

Isso indica que o servidor vai verificar a conexão a cada 60 segundos.

Usar o servidor para evitar o desconecte é um pouco mais ariscado já que qualquer conexão via SSH, de qualquer usuário vai ficar aberta até o usuário desconectá-la.

VIA CLIENTE NO LINUX E MAC

A opção via cliente é um pouco mais segura e é a que eu mais recomendo, até porque, isso vai fazer suas conexões SSH ficarem abertas em todos os servidores.

Para fazer o procedimento, basta abrir o arquivo /etc/ssh/ssh_config e editar/adicionar a variável ServerAliveInterval.

Para abrir o arquivo vamos usar o nano.

Terminal
sudo nano /etc/ssh/ssh_config

Com o arquivo aberto, procure pela variável ServerAliveInterval com o atalho Control+W, se ela estiver comentada (#), remova o comentário, caso não encontre ela, basta cria-lá e colocar o valor que deseja em segudos como no exemplo:

Terminal
ServerAliveInterval 30

Pronto pequeno Padawan! Seu serviço SSH não vai mais cair. Antes de terminar, lembre do conselho do tio Ben: "Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades", não se esqueça de desconectar sua conexão antes de sair. ;)

AGUARDE
CARREGANDO SITE